DV3-Info
Start-Portuguese
Assembler e DV3
Downloads!
Mailing-List!
Thanks to...
Links!
Assembler e DV3

Capítulo 2

No momento, nós não sabemos o endereço da rotina que é chamada apertando o icone app. no menu do DV3.
Portanto, a única maneira de tentar fazer nossos próprios programas é modifi- cando o arquivo NPLv111.bin.
No Capitulo 1, vimos como podemos apenas mudar as mensagens de texto.
Mas nós podemos também, mudar parte dos codigos de máquina sem mudar a função básica do arquivo.
E nós podemos usar então, esse arquivo como fonte de nossos próprios progra- mas para o DV3 !

Preparações :
Copie o disassembler SM6KDASM.exe e o arquivo NPLv111.bin para um diretório comum. Inicie o MS-DOS e abra o disassembler escrevendo :
SM6KDASM -b 820000 NPLv111.bin>NPLv111.asm (+Enter).
Agora você acabou de criar um novo arquivo: NPLv111.asm que pode ser vizualizado e formatado (use Courier tamanho 15) pelo WordPad.
De uma olhada nas pags. de 1 a 3 :
Como você pode ver, nossa lista começa no endereço 820000h. Este é o verdadeiro endereço da memoria dentro do DV3 onde o programa está situado. 82h, no entanto, especifica um segmento da memória e dentro desse segmento o programa começa no endereço 0000h.
Como você pôde ver no Capítulo 1, o segmento 82h não é visto dentro do Hexeditor. Isso não importa, você tem que considerar que o conteúdo do endereço 007Eh mostrado pelo Hexeditor é o mesmo conteúdo mostrado no endereço 82007Eh mostrado pelo disassembler !

Como você se lembra, o Hexeditor mostrou algumas claras passagens de texto e na maioria estranhas letras e símbolos. Isso ocorre, porque todos os códigos são interpretados pelo Hexeditor como códigos da tabela ASCII que representam caracteres.
O disassembler, no entanto, tenta interpretar os códigos de máquina do micro- processador SM6010 (microprocessador do DV3) produzindo então uma lista clara vista no cap. 8 "Instruction set" do manual de instruções do SM6010.
Por outro lado, o disassembler irá produzir erros nas partes do arquivo onde há texto e não código de máquina.
Portanto você pode marcar no seu arquivo os endereços 82007Eh a 8200E2h e 8201B4h a 8201CEh como uma área de texto.

    Resultados :
    1. Nós aprendemos como usar o disassembler e como interpretar os códigos de máquina claramente mas não o código de texto.
    2. Use o disassembler (SM6KDASM) para podermos continuarmos a examinar o arquivo NPLv111.bin !

Nota: Como você vê, os endereços-numericos são marcados com "h". Isso  significa que esses numeros estão expressados em hexadecimal e não   decimal. Portanto, todos os números da lista em assembler são hexadeci-  mais.
Dentro deste curso, todas as explicações são dadas com exemplos para   você entender melhor. Mas eu recomendo dar uma olhada em seus livros    de aritimética para aprender coisas básicas sobre o sistema hexadecimal, e   toda a tabela ASCII onde os primeiros 256 números estão listados como   decimais e hexadecimais. Isso irá ajudar muito !

[DV3-Info] [Start-Deutsch] [Ergebnisse] [Start-Englisch] [Results]